Este conteúdo foi publicado pela primeira vez no blog da Yesbil com título “Orçamento de Social Media – Planilha e dicas de quanto cobrar”. A planilha foi revisada e teve algumas correções na formulas.
Já se perguntou como definir um preço justo para seus serviços? Você não está sozinho! Muitos profissionais, especialmente freelancers, enfrentam o desafio de calcular seus custos e montar orçamentos precisos. As tabelas e guias online são úteis, mas muitas vezes não capturam a complexidade de cada projeto.
Neste post, vou te apresentar uma solução que pode transformar a forma como você encara seus orçamentos: a Planilha do Freelancer. Desenvolvida para te ajudar a entender todos os custos envolvidos em seus projetos, desde o seu tempo até os materiais utilizados, ela te dará mais confiança na hora de negociar seus valores.
Escolhi criar uma planilha especialmente para freelancers, já que eles enfrentam o desafio diário de definir preços justos por seus serviços. A primeira versão foi um sucesso, e desde então tenho aprimorado a ferramenta com base no feedback de milhares de usuários.
Em 2024, a Planilha do Freelancer chega à sua terceira versão, ainda mais completa e confiável! Com uma interface intuitiva e cálculos precisos. Baixe agora e experimente!
A planilha é dividida em 03 partes: Controle, Você e Clientes.
Em “Controle”, serão preenchidos a disponibilidade de horas para atividade como freelancer e configuração de como a planilha calcularia um item diário, semanal ou mensal.
Por padrão estipulamos que o cálculo por dia será uma divisão por 22 (equivalente a dias úteis), o o cálculo por semana será uma divisão por 4,3 (uma média boa para todo ano) e por fim o calculo mensal fica sempre 01 (pois existem um mês dentro de um mês rsrs). Só altere este campo se tiver muita certeza do que está fazendo.
Em “Você”, serão preenchidos o seu “salário” e demais custos envolvidos na atividade.
Em “Cliente 01”, serão preenchidos a quantidade de horas envolvidas em cada etapa do job e os demais custos envolvidos no projeto.
Vamos agora às regras de uso:
- Preencher apenas os campos em azul.
- Preencher primeiro as páginas “Controle” e “Você” e depois o “Cliente 01”.
- Sempre colocar opção de tempo ao lado de cada valor.
- Sempre que usar a opção “único” em pagamento colocar a quantidade de meses necessárias para a troca de equipamento ou nova compra de software.
- Não incluir linhas ou colunas novas, nem deletar as existentes.
- Você pode duplicar e/ou renomear a página “Cliente 01”, possibilitando ter vários clientes dentro do mesmo arquivo.
Qualquer dúvida no preenchimento da planilha chama nas minhas mídias sociais que terei o maior prazer em ajudar.
Boas práticas
- Se legalize, seja pelo menos um MEI
- Inclua um valor destinado a cursos e livros na aba “Você”, pois esse será o melhor investimento que irá fazer.
- Sempre coloque um valor a mais de lucro, nem que seja 5%, afinal você não vai querer viver na mesma realidade para sempre.
- Nunca cobre abaixo do “valor final ideal”, caso esteja além do que o cliente possa pagar reveja o escopo do projeto e altere as horas envolvidas e “outros gastos”.
- Gastos fixos independente de ter ou não cliente ficam na página “Você” e gastos específicos do projeto ficam na página “Serviço”. Ex: Passagens de ônibus para ir ao coworking x gastos de táxi para ir a reunião com o cliente.
Entendeu como funciona? Então chegou a hora de criar a sua planilha Acesse a página de download abaixo, faça uma cópia e divirta-se!




