O “Eu Fui” desta semana é diferente, simplesmente pelo fato de não ter ido à Recife, mas estive presente no curso.Confuso? Não! Participei do curso através da nova ferramenta da Três Pontos Brasil de EAD, realizada em parceria com Yesbil Comunicação Digital que proporcionou a estrutura necessária em Belém com projetor, caixa de som e conexão com Recife.
Esse é o segundo curso com a marca Três Pontos Brasil que faço, o primeiro foi de “Gestão Avançada de Mídias Sociais” em Aracaju (este eu estava lá presencialmente), e espero ansiosamente o terceiro.Bem, farofa à parte, vamos ao que interessa!
O Curso de SEM – Search Engine Marketing foi apresentado por Pablo Almeida, o cara já possui mais de 04 anos de experiência no mercado de Search Engine Marketing e conseguiu reconhecimento do próprio Google com o trabalho desenvolvido no Mundi.
A primeira coisa que aprendemos é que SEM não é link patrocinado e sim a soma de SEO + Links patrocinados, uma confusão que vários “especialistas” fazem por aí. O conceito é simples como é mostrado em um slide dele.
SEO…
É a busca orgânica (ou natural) onde não se paga pelo tráfego gerado para o seu site.
Links Patrocinados…
É a busca paga, onde paga-se um valor por cada clique no seu anúncio que gera visitação para você.
SEM é tão importante para sua empresa que basta pensarmos em nós, quem nunca tirou uma dúvida ou procurou uma empresa ou produto no Google antes de realizar uma compra de fato? Já valorizava SEM por isso, mas foi apresentado um dado interessante no curso, 67% dos usuários de busca são movidos por impulso offline como televisão, boca-a-boca, rádio, revistas entre outros.
Não dá para apresentar tudo que foi apresentado no curso aqui, foram 12horas de muita informação e nem é o objetivo da seção “Eu Fui” e sim apresentar os principais pontos e com isso ajudar as pessoas a decidirem se o curso interessa ou não antes de se inscreverem.
O curso de #SEM da #TRESPONTOS foi dividido em dois dias. No primeiro foi apresentado o conceito de links patrocinados e para que serve, como funciona o CPC e CPR além de estratégias e táticas para sua campanha, pois o universo do Google é muito grande e para obter bons resultados precisa ter um objetivo bem definido e saber como atingi-lo através da variedades de opções de anúncios e segmentação. Ainda no primeiro dia foi apresentado como e quanto investir, saber dividir adequadamente seu dinheiro em grupos de anúncios e palavras chaves, eu curti essa parte, ajuda muito a planejar as ações sem jogar dinheiro fora.
Após aprender o uso da ferramenta de Adwords e estratégias de links patrocinados no primeiro dia fomos para o segundo dia com #SEO, a parte que mais gostei. Primeiro vamos aos conceitos:
SEO é…
“Um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar o posicionamento de um site nos resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.”
IAB Brasil
Na prática é colocar seu site no topo dos resultados das buscas e não é difícil, mas exige muitos detalhes e cuidados a serem observados. O segredo está no conteúdo somando o design com texto, mais alguns cuidados de programação.
Títulos, palavras chaves, cuidados com conteúdo duplicado, cuidados com cópias de conteúdos de outros sites, colocar a imagem adequadamente, uso de outras tecnologias etc. Existem muitos pontos a serem analisados e que não tem como colocar aqui, os blogs que trabalham com assuntos possuem inúmeros posts e mesmo assim nunca estarão completos. O que posso garantir é que busquem aprender sobre o assunto. Já conhecia muitas coisas e já colocava algumas em prática, mas após o curso já vou rever alguns métodos adotados por mim e meus clientes e parceiros.
E por fim o curso finalizou com dicas legais como cobrar do cliente e listas de livros e blogs para se obter mais informações.
Achou interessante, quer fazer também o curso acessa o site www.trespontosbrasil.com e confira em qual cidade será a próxima turma e se for de Belém procura o pessoal da Yesbil Comunicação Dgital que eles mantêm vocês atualizados sobre cursos na Cidade das Mangueiras.
Abraços e até a próxima!